A MPB que veio de Londres: uma abordagem sobre música brasileira e mundialização

Cassiano Scherner

Resumo


A proposta do artigo é de abordar o fenômeno cultural e musical que vem acontecendo em Londres ,Inglaterra , desde principio dos anos 90. Lá alguns músicos brasileiros tiveram suas carreiras artísticas revistalizadas , já que, no Brasil, estavam relegados ao ostracismo pela mídia musical brasileira desde os anos 80. Capitaneados por “disc-jóqueis”(Dj’s) e por pequenas gravadoras inglesas, tais artistas reencontraram, no circuito europeu , o sucesso e o reconhecimento, tanto de mídia quanto de público , que tiveram no Brasil . Um fenômeno típico dos nossos tempos de globalização? Ou exemplo típico de pilhagem cultural? Estas são as primeiras impressões que surgem quando tomamos contato com este assunto. Como marco teórico, utilizaremos estudos de Renato Ortiz e também de Nestor Canclini a respeito do binômio “cultura e globalização“.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Diálogos Possíveis. ISSN impresso 1677-7603
ISSN eletrônico 2447-9047