Intervenção psicológica na criatividade: resultados de revisão sistemática quantitativa de uma década de literatura.

Cristina Costa-Lobo, Filipa Monteiro, Tania Stoltz, Enrique Vázquéz-Justo, Jessica Cabrera

Resumo


O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.     


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Revista Diálogos Possíveis. ISSN impresso 1677-7603
ISSN eletrônico 2447-9047