A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX: análise do percurso intelectual de Paulo Freire.

Rodrigo Borgheti, Marina Massimi

Resumo


Este artigo é o resultado de uma pesquisa histórica que procurou estabelecer conexões entre a história da psicologia científica do século XX e da História da educação brasileira tendo como foco de análise o percurso intelectual do educador brasileiro Paulo Freire. Este educador recebeu influências de diversas matrizes filosóficas, reconhecendo os avanços trazidos pela Psicologia Científica, identificando também seus limites em fornecer elementos para uma formulação de concepção integral do homem e da vida. Após sua experiência de exílio, Freire encontrou no percurso investigativo da psicologia humanista de Erich Fromm o mesmo anseio na busca de entender qual possibilidade o homem contemporâneo teria de viver sua liberdade no contexto histórico complexo de sua época. Paulo Freire se apropriou da psicologia humanista de Erich Fromm, para interpretar, do ponto de vista pedagógico, a inexperiência democrática do povo brasileiro do contexto histórico em questão e buscar um caminho formativo de transformação.

Palavras Chave: Psicologia Humanista; Educação Brasileira; Paulo Freire; Erich Fromm.

Abstract
This article is the result of a historical research which sought to establish connections between the history of scientific psychology of the twentieth century and the history of Brazilian education focusing on the analysis of the intellectual journey of the Brazilian educator Paulo Freire who received influences of various philosophical matrices recognizing the advances brought by the Scientific Psychology and also identifying its limits in providing elements for formulating integral conception of man and life. After his experience of exile, Freire found his own aspiration in the investigative path of Erich Fromm's humanistic psychology trying to understand which possibility the modern man would have to live his freedom in the complex historical context of his time. Paulo Freire appropriated Erich Fromm's humanistic psychology to interpret, from the pedagogical point of view, the democratic inexperience of the Brazilian people and to seek formative journey of transformation.

Keywords: Humanistic Psychology; Brazilian Education; Paulo Freire; Erich Fromm.


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Revista Diálogos Possíveis. ISSN impresso 1677-7603
ISSN eletrônico 2447-9047